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    ACESSIBILIDADE AO GOVERNO ELETRÔNICO NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS

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    TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO- VAGNER CRISTIANO PIRES AMARO- R.A - 2017200530030-.pdf (474.8Kb)
    Data
    2018-10-01
    Autor
    Amaro, Vagner Cristiano Pires
    Metadata
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    Resumo
    Atualmente, vivemos em uma sociedade atrelada à informação, que se conduz principalmente por meios eletrônicos para se informar. Assim, é essencial a garantia pelo poder público do exercício pleno da cidadania por meio da acessibilidade digital. Este assunto é pertinente tanto no âmbito do setor público como do privado, que, na tocante questão, situa-se o primeiro setor numa observação mais restrita, pois advêm do mesmo o provimento e modelo para uma inclusão em igualdade ao acesso digital. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a questão da acessibilidade digital dos portais governamentais dos municípios paulistas; especificamente pretendeu-se apontar, através do estudo, as deficiências de acesso aos portais eletrônicos em questão. Como amostra, utilizou-se a Região Metropolitana de Sorocaba, uma região de grande potencial humano e econômico, que serviu de parâmetro para uma análise sobre a eficácia da prestação do serviço público na área digital (portais eletrônicos governamentais) aos deficientes auditivos e visuais. Consequentemente, o objetivo desta pesquisa se pautou na verificação da efetividade e eficiência na disponibilização de informações nos portais eletrônicos institucionais de modo acessível ao público alvo em questão, sendo utilizados os métodos da Pesquisa Aplicada e exploratória. Após análises feitas, observou-se que há uma situação excludente em relação aos deficientes Auditivos e Visuais, pois se obteve um resultado satisfatório, longe do nível de excelência. Os portais eletrônicos governamentais das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba estiveram num nível abaixo do esperado, no quesito acessibilidade digital, proporcionando assim uma visão crítica em comparação com outras cidades do país.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/277
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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