dc.description.abstract | Atualmente, vivemos em uma sociedade atrelada à informação, que se conduz principalmente
por meios eletrônicos para se informar. Assim, é essencial a garantia pelo poder público do
exercício pleno da cidadania por meio da acessibilidade digital. Este assunto é pertinente tanto
no âmbito do setor público como do privado, que, na tocante questão, situa-se o primeiro setor
numa observação mais restrita, pois advêm do mesmo o provimento e modelo para uma
inclusão em igualdade ao acesso digital. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como
objetivo geral analisar a questão da acessibilidade digital dos portais governamentais dos
municípios paulistas; especificamente pretendeu-se apontar, através do estudo, as deficiências
de acesso aos portais eletrônicos em questão. Como amostra, utilizou-se a Região
Metropolitana de Sorocaba, uma região de grande potencial humano e econômico, que serviu
de parâmetro para uma análise sobre a eficácia da prestação do serviço público na área digital
(portais eletrônicos governamentais) aos deficientes auditivos e visuais. Consequentemente, o
objetivo desta pesquisa se pautou na verificação da efetividade e eficiência na
disponibilização de informações nos portais eletrônicos institucionais de modo acessível ao
público alvo em questão, sendo utilizados os métodos da Pesquisa Aplicada e exploratória.
Após análises feitas, observou-se que há uma situação excludente em relação aos deficientes
Auditivos e Visuais, pois se obteve um resultado satisfatório, longe do nível de excelência. Os
portais eletrônicos governamentais das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba
estiveram num nível abaixo do esperado, no quesito acessibilidade digital, proporcionando
assim uma visão crítica em comparação com outras cidades do país. | pt_BR |