A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS AULAS DE EDUDAÇÃO FÍSICA
Visualizar/ Abrir
Data
2019-03-27Autor
Santos, Deise Barbosa de Santana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar a proposta de projeto de pesquisa em
relação a utilização dos jogos digitais e as TIC nas aulas de educação física escolar
na educação infantil, com foco nas contribuições dos mesmos para o
desenvolvimento lúdico pedagógico, para a pratica ensino aprendizagem, e sua
eficácia na aplicação nas atividades físicas escolares. Através da revisão
bibliográfica foi analisado o histórico da educação infantil no Brasil, bem como da
inclusão da educação física na grade curricular desta etapa do ensino, seus
objetivos e a forma de trabalhar. Foram analisadas a importância dos jogos no
desenvolvimento psicossocial e motor da criança e a contribuição dos jogos para o
desenvolvimento das aulas de educação física escolar, além de uma breve análise
sobre a situação da inclusão das TIC e dos jogos digitais nas aulas. A ideia é
mostrar que os jogos digitais são indispensáveis quando se trata de aprendizagem e
desenvolvimento infantil. Permitindo observar a sua relevância para que a criança
construa seu conhecimento e consequentemente obtenha um desenvolvimento
mental, motor e cognitivo. E as aulas de Educação Física não podem e nem devem
ficar fora desta aprendizagem com jogos digitais, que vem para completar as
necessidades de auto-relização das crianças através de atividades lúdicas,
envolvendo os jogos digitais, como sua principal meta, pois o prazer que uma
criança obtém através de um jogo digital, através de atividades lúdicas aprimorará
seu desenvolvimento e aprendizagem, reduzindo acima de tudo suas preocupações
ou aborrecimentos em que está submetida no seu cotidiano para que assim elas
possam aprender e ter oportunidades diferenciadas de vivencias através da TIC.