dc.description.abstract | Este trabalho teve como principal objetivo investigar o uso do Google Classroom como possibilidade metodológica à prática educativa na disciplina de História. Entende-se que o uso das ferramentas educacionais cada vez mais desenvolve-se no país, permitindo a extensão do espaço físico da sala de aula e tornando o processo de aprendizagem interativo, dinâmico e contextualizado. Diante do exposto nota-se que o professor de história possui um importante papel no uso de tecnologias digitais, sendo mediador e articulador entre alunos e as informações pertinentes à disciplina. Nessa investigação, foi analisado os seguintes objetivos: verificar o processo histórico das tecnologias digitais no Brasil e seus pontos positivos e negativos, problematizar reflexões e caminhos do classroom aplicado como possibilidade metodológica no ensino de História. A metodologia utilizada no estudo é a pesquisa qualitativa do uso do Google Classroom aplicado no ensino de história. Como consequência, esse estudo poderá construir referenciais que, pautados nos estudos permitirão o professor de História repensar suas práticas metodológicas em um contexto da tecnologia e da educação. | pt_BR |