dc.description.abstract | A proposta de aprendizagem colaborativa torna-se relevante em mundo
constantemente conectado à internet, mostrando a necessidade de práticas
pedagógicas contempladoras da integração de mídias junto às ferramentas de
comunicação e interação virtual, contextualizando as Tecnologias de Comunicação e
Informação (TIC) voltadas à educação. Durante o curso de Pós-Graduação em
Mídias na Educação foram discutidas práticas utilizando-se tanto das TIC quanto do
potencial da Web 2.0 através da coautoria, dos meios de comunicação e multimídias
como valiosas ferramentas para um aprendizado mais autônomo e autoral, tornando
os estudantes mais ativos e protagonistas na produção de seus conhecimentos.
Deste modo, esse trabalho buscou trazer uma experiência de Educação à Distância
e seu potencial para a aprendizagem colaborativa e investigar a criação e utilização
de um blog educacional criado pelo professor pesquisador com participação de
alguns seus estudantes, todos advindos do ensino presencial. Buscamos, assim,
investigar e analisar, através dos preceitos da Educomunicação, como gerar
experiências de Ensino à Distância fora do ambiente escolar. Focamos no público de
8º e 9º anos de uma escola rural do interior do Estado De São Paulo, no município
de Araras, como convidados a participarem do blog e desta pesquisa. A sustentação
teórica envolve revisão bibliográfica acerca das TCI e Web 2.0, a Educomunicação,
a Educação à Distância e ao uso de blog como ferramentas de diálogo e autoria
entre os agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Neste trabalho
optamos por uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e explicativa, também
foi aplicada entrevista com os estudantes participantes. Prosseguindo, buscamos
analisar como as etapas de evolução do “Blog de Geografia: aprendendo no
cotidiano e na rede” foram válidas dentro dos objetivos propostos, considerando a
interação, produção coautoral, protagonismo, autonomia, responsabilidade social (e
virtual, caso na internet) dos participantes do blog, apresentando os aspectos
positivos, negativos, dificuldades, desafios e nossas considerações finais quanto a
esta experiência orientada pela educomunicação em um ambiente de EaD. | pt_BR |