Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFelisberto, Paulo Eduardo Remédio
dc.date.accessioned2019-09-12T13:04:40Z
dc.date.available2019-09-12T13:04:40Z
dc.date.issued2019-05-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/313
dc.description.abstractA proposta de aprendizagem colaborativa torna-se relevante em mundo constantemente conectado à internet, mostrando a necessidade de práticas pedagógicas contempladoras da integração de mídias junto às ferramentas de comunicação e interação virtual, contextualizando as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) voltadas à educação. Durante o curso de Pós-Graduação em Mídias na Educação foram discutidas práticas utilizando-se tanto das TIC quanto do potencial da Web 2.0 através da coautoria, dos meios de comunicação e multimídias como valiosas ferramentas para um aprendizado mais autônomo e autoral, tornando os estudantes mais ativos e protagonistas na produção de seus conhecimentos. Deste modo, esse trabalho buscou trazer uma experiência de Educação à Distância e seu potencial para a aprendizagem colaborativa e investigar a criação e utilização de um blog educacional criado pelo professor pesquisador com participação de alguns seus estudantes, todos advindos do ensino presencial. Buscamos, assim, investigar e analisar, através dos preceitos da Educomunicação, como gerar experiências de Ensino à Distância fora do ambiente escolar. Focamos no público de 8º e 9º anos de uma escola rural do interior do Estado De São Paulo, no município de Araras, como convidados a participarem do blog e desta pesquisa. A sustentação teórica envolve revisão bibliográfica acerca das TCI e Web 2.0, a Educomunicação, a Educação à Distância e ao uso de blog como ferramentas de diálogo e autoria entre os agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Neste trabalho optamos por uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e explicativa, também foi aplicada entrevista com os estudantes participantes. Prosseguindo, buscamos analisar como as etapas de evolução do “Blog de Geografia: aprendendo no cotidiano e na rede” foram válidas dentro dos objetivos propostos, considerando a interação, produção coautoral, protagonismo, autonomia, responsabilidade social (e virtual, caso na internet) dos participantes do blog, apresentando os aspectos positivos, negativos, dificuldades, desafios e nossas considerações finais quanto a esta experiência orientada pela educomunicação em um ambiente de EaD.pt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectBlogs na educaçãopt_BR
dc.titleO USO DE BLOG NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA PEQUENA EXPERIÊNCIA EAD NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples