dc.description.abstract | A presença das mídias na vida das pessoas no cenário atual é constante. É importante
salientar que inicialmente pelos professores, as mídias foram recebidas com aversão e
resistência. Tentar privar a comunidade discente dos benefícios que a tecnologia traz
para o processo de ensino aprendizagem é isolar o aluno do mundo real, pois a
tecnologia está em todo lugar. Na educação, as mídias sempre estiveram presentes.
Saber utilizar dessas mídias para melhorar o processo de ensino aprendizagem é
fundamental para garantir que os alunos melhorem o conhecimento e também
despertem mais o interesse pelos conteúdos propostos, sendo importante que os
professores saibam manusear, compreender e dominar tais mídias. Nesse sentido e a
partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa com
os professores do ensino fundamental da Escola Municipal Sebastião Lemos Torres,
localizada na cidade de Medeiros, no interior de Minas Gerais. O estudo buscou
analisar o uso das mídias pelos professores. Uma das hipóteses investigadas trata da
utilização e capacitação dos professores para os recursos midiáticos associados à
educação. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de um questionário em
uma única etapa de cunho descritivo e qualitativo, no segundo semestre de 2018. Os
resultados apontaram um déficit quanto à estrutura dos equipamentos, à capacitação
dos professores e à existência de um profissional de apoio, que seja especializado na
área de informática. Com base nisso, pode-se destacar a importância de se investir no
setor educacional, em especial ao setor de mídias na educação, a necessidade de se
investir na atualização e capacitação dos professores e a relevância de se levar para o
processo de ensino as mídias, visto que atualmente, com a eminente evolução
tecnológica, a tecnologia está em toda parte. | pt_BR |