dc.description.abstract | O objetivo com o presente trabalho é analisar a importância da música utilizando
recursos das mídias no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na
Educação Infantil. A música faz parte da nossa história e está presente em nosso dia
a dia, assim como as mídias. A multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da
música faz com que ela possa ser trabalhada em diversas disciplinas e com os mais
diferentes conteúdos. Portanto, a música não é somente um recurso a ser utilizado
nos momentos de recreação e entretenimento, mais sim importante componente no
processo de desenvolvimento e aprendizagem, quando associada às mídias pode
ampliar a interação entre o corpo e a mente. Contempla também as teorias do
desenvolvimento e aprendizagem da criança de acordo com Piaget, Vygotsky e
Wallon. Analisa como a música/mídias podem se tornar excelentes recursos
pedagógicos no ensino/aprendizagem da criança na educação infantil. A pesquisa
apresenta dados referentes a questionários aplicados nas escolas e Centro de
educação infantil do município de Ibiá-MG, que buscou verificar a utilização da
música/mídias no contexto escolar. Constata-se a importância da ressignificação da
atuação do professor frente às novas tecnologias/mídias que deve ser de articulador
e mediador do ensino/aprendizagem. Conclui-se que para a escola avançar na
utilização das tecnologias/mídias na educação é fundamental a capacitação de
docentes, gestores, funcionários e alunos no domínio técnico e pedagógico. | pt_BR |