dc.description.abstract | Vivemos em uma sociedade da informação, cercada por tecnologias digitais, que
trazem mudanças constantes em todas as áreas sociais, inclusive nas instituições
escolares. As escolas fazem parte desse contexto e precisam adaptar-se a essa
realidade digital, buscando a inclusão de equipamentos no seu cotidiano e os
professores devem se qualificar para que explorem da melhor maneira possível os
recursos disponíveis para serem utilizados em suas aulas para que atinja os
objetivos do ensino de qualidade. Para buscar informações sobre o uso de TIC’s, foi
realizada uma pesquisa qualitativa com as professoras dos anos iniciais da Escola
Municipal “Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues”, do município de Patos de
Minas, para tomar conhecimento de como é realizado o uso das tecnologias digitais
nas salas de aula da referida escola. Para realizar a coleta de dados foi utilizado um
questionário respondido por dez professoras. Como resultados da pesquisa, nota-se
que as professoras participantes do estudo fazem uso frequente de mídias digitais
em suas aulas, utilizando-os mais para a realização de atividades de leitura e de
escrita e também pesquisas na web. Com isso é possível concluir que os recursos
tecnológicos digitais contribuem para o fazer pedagógico das professoras
pesquisadas, pois os mesmos possibilitam a contextualização dos temas propostos,
desenvolvendo e aperfeiçoando as habilidades de leitura e escrita com criatividade e
autonomia. | pt_BR |