dc.description.abstract | O presente trabalho é norteado pela análise e aplicabilidade do computador e da
internet no âmbito escolar por alunos da Educação de Jovens e Adultos Ensino
Médio da Escola SESI Araxá, para a construção e reconstrução do
conhecimento. Para esses fins o método dialético foi adotado, através do qual
foi investigado como o computador e a internet estão potencializando a pesquisa
escolar. A técnica utilizada foi baseada na observação in lócus; pesquisa
predominantemente qualitativa embasada pelos teóricos, Carlos Lucena, Lévy
Pierre, dentre outros e a pesquisa de campo. O instrumento que auxiliou o
embasamento ao referencial teórico foi um questionário fechado, voltado para
uma abordagem predominantemente qualitativa, em que o conhecimento sobre
a prática docente e discente, no que diz respeito à pesquisa escolar em tempo
de internet, foram verificados através da coletânea das opiniões dos mesmos. O
objetivo do estudo é aprofundar as discussões sobre um problema cotidiano,
presente na comunidade escolar, a utilização das tecnologias tão presentes na
sociedade em geral. A análise foi importante para entender como as mídias estão
influenciando no processo de ensino aprendizagem na sala de aula, com ênfase
na Escola SESI, da internet como fonte de pesquisa. Assim, pôde-se concluir
que a maioria das pessoas entrevistadas possui acesso à internet, mesmo que
não possua computador em casa. Ainda, incentivar os alunos a utilizar a internet
no ambiente educacional pode ser de grande proveito para um melhor
aprendizado, bem como aplicação na vida cotidiana. | pt_BR |