dc.description.abstract | A educação inclusiva se tornou alvo de diversas discussões e estudos
acadêmicos recentemente, isto ocorreu devido às mudanças sociais na forma
como as pessoas enxergam as crianças com alguma diversidade funcional e a
educação que deve ser passada a elas. A pouco mais de três décadas atrás, o
ensino das escolas era padronizado, pois considerava que todas as crianças
eram iguais e possuíam as mesmas capacidades físicas e intelectuais, caso
não se adequasse a este padrão de comportamento essa criança era tida como
“inválida socialmente” e não possuía o suporte necessário em uma escola.
Através das mudanças dessas ideologias antiquadas, uma educação mais
flexível e capaz de atender a todas as singularidades dos alunos foi
desenvolvida e viabilizada. Entretanto, é salutar ressaltar que cada deficiência
possui necessidades especificas para a promoção de uma aprendizagem
eficaz. A Síndrome de Down é uma condição vitalícia e define as
características existenciais desses seres, por isso é preciso que as escolas se
adaptem da melhor forma para auxiliar no desenvolvimento pessoal e
acadêmico desses alunos. A tecnologia é uma fiel aliada das metodologias de
ensino-aprendizagem na educação inclusiva e o presente estudo pretende
apresentar o uso de tablets como opção de mídia na aprendizagem de
estudantes com Síndrome de Down | pt_BR |