dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco/temática a alfabetização e o letramento que são processos
fundamentais para a formação humana e cidadã. E através destes processos que se torna
possível interagir socialmente de maneira reflexiva, crítica e autônoma. E é no espaço escolar
que encontramos as condições necessárias para tal formação. A Educação Inclusiva apresenta
muitas vertentes dentro de seus princípios de igualdade em que prioriza a conscientização e o
respeito às diversidades. A presente pesquisa procura refletir como as tecnologias na área de
mídias digitais podem aprimorar o trabalho pedagógico de alfabetização de crianças e jovens
com deficiência. Desta forma, a pergunta de pesquisa é: Quais os parâmetros conceituais para
a utilização de recursos multimídia para o trabalho docente com crianças, jovens e adultos
com deficiência na alfabetização e letramento? Concluímos que uma educação significativa e
conduzida com recursos tecnológicos pode colaborar para a alfabetização e letramento dos
alunos com deficiência dentro dos meios disponíveis aos professores e que com criatividade é
possível adaptar os antigos conteúdos de mídia física para as novas tecnologias. | pt_BR |