dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo avaliar via questionário anônimo, 45 alunos de um curso
da área da saúde de uma instituição de ensino particular do Sul de Minas Gerais acerca de
suas impressões a adaptação das metodologias de ensino visando a utilização de tecnologias e
metodologias ativas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2018 e o impacto
destas no aprendizado estudantil. Com base nos dados obtidos, conclui-se que as
metodologias inovadoras associadas a tecnologias educacionais, tem o poder de transformar a
educação contemporânea fazendo com que alunos já não mais adaptados aos modelos
tradicionais de ensino, possam compreender melhor as disciplinas ministradas e visualizar
suas aplicabilidades e importâncias no contexto social. Verifica-se que ainda há um longo
caminho a ser percorrido uma vez que a capacitação docente e a infraestrutura necessária para
o emprego de tais técnicas ainda são deficientes, apesar de grande parte dos alunos estarem
receptivos e conscientes da necessidade destas mudanças. | pt_BR |