dc.description.abstract | A relevância cada vez maior das novas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação
(TICs) para mediar as relações sociais recentes no mundo, bem como sua crescente inserção em
contextos educacionais, tende a trazer maior dinamismo ao processo ensino-aprendizagem
incluindo os estudantes de forma ativa na produção do conhecimento. Essa mudança tem
produzido uma revolução informacional e reconfigurado a educação escolar, com uso de novas
mídias e tecnologias não apenas restritas ao uso de gestores e professores em ambiente escolar,
mas com potencial de atribuir aos alunos a construção do próprio aprendizado. Com base na
revisão bibliográfica de autores que propõem novas práticas de construção do saber no Ensino
Fundamental II, são analisadas algumas possibilidades de interação proporcionadas por
produtos de Cartografia Digital e o uso de mapas elaborados a partir de Sistemas de Informação
Geográfica (SIGs) nas escolas. Conclui-se que apesar dos desafios a serem superados quanto à
infraestrutura e melhor formação de docentes para o desenvolvimento de trabalhos com mapas
digitais no ensino formal, há crescente demanda e eficiência dessa ferramenta para tornar aulas
mais atrativas e construir o conhecimento junto aos estudantes significativo em sua realidade. | pt_BR |