O CINEMA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS E METODOLOGIAS NAS AULAS DE HISTÓRIA
Resumo
Este tema surgiu diante de uma prática comum em nossas escolas que é a exibição
de filmes para os alunos por parte de professores para contribuir no processo de
ensino aprendizagem. Diante desta prática é relevante compreender esta relação
entre cinema e educação e a necessidade de ter subsídios para desenvolver projetos
com filmes em sala de aula para não incorrer em erros ou desperdiçar uma grande
oportunidade com esta ferramenta. Para o desenvolvimento deste projeto foram
estudados autores que se dedicaram em compreender as especificidades e principais
características da sétima arte e as suas possibilidades enquanto ferramenta
pedagógica, a trajetória e a evolução do cinema até se tornar uma grande indústria e
a maneira como dialoga com seu público. O potencial do filme enquanto documento
histórico e recurso didático nas aulas de História também embasaram as discussões
deste trabalho. Pesquisadores que se dedicam nos estudos de práticas e
metodologias do ensino de História, e, a relevância do filme como documento
histórico, também foram objeto de análise. Observaram-se peculiaridades de grande
relevância no cinema, às quais é essencial que professores que pretendam utilizar
filmes em sua prática docente devem conhecer. As vantagens do cinema na sala de
aula e os equívocos que devem ser evitados foram tema de debate nesta pesquisa.
O cinema possui uma linguagem, uma característica que envolve o seu público, se
apresenta como uma ferramenta de grande valor para ser trabalhado em sala de aula,
é um importante documento histórico que possibilita várias interpretações e
contribuem para tornar as aulas mais significativas e prazerosas para alunos e
professores.