• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O CINEMA EM SALA DE AULA: PRÁTICAS E METODOLOGIAS NAS AULAS DE HISTÓRIA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC corrigido 16-02 - Maikel.pdf (337.8Kb)
    Data
    2019-04-15
    Autor
    Farias, Maikel Roberto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este tema surgiu diante de uma prática comum em nossas escolas que é a exibição de filmes para os alunos por parte de professores para contribuir no processo de ensino aprendizagem. Diante desta prática é relevante compreender esta relação entre cinema e educação e a necessidade de ter subsídios para desenvolver projetos com filmes em sala de aula para não incorrer em erros ou desperdiçar uma grande oportunidade com esta ferramenta. Para o desenvolvimento deste projeto foram estudados autores que se dedicaram em compreender as especificidades e principais características da sétima arte e as suas possibilidades enquanto ferramenta pedagógica, a trajetória e a evolução do cinema até se tornar uma grande indústria e a maneira como dialoga com seu público. O potencial do filme enquanto documento histórico e recurso didático nas aulas de História também embasaram as discussões deste trabalho. Pesquisadores que se dedicam nos estudos de práticas e metodologias do ensino de História, e, a relevância do filme como documento histórico, também foram objeto de análise. Observaram-se peculiaridades de grande relevância no cinema, às quais é essencial que professores que pretendam utilizar filmes em sua prática docente devem conhecer. As vantagens do cinema na sala de aula e os equívocos que devem ser evitados foram tema de debate nesta pesquisa. O cinema possui uma linguagem, uma característica que envolve o seu público, se apresenta como uma ferramenta de grande valor para ser trabalhado em sala de aula, é um importante documento histórico que possibilita várias interpretações e contribuem para tornar as aulas mais significativas e prazerosas para alunos e professores.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/367
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV