dc.description.abstract | O presente trabalho descreve um estudo de caso relacionado à utilização de
dispositivos digitais com estudantes do 3º ano do ensino médio visando o ensino e
aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, utilizou-se a ferramenta Google
Sala de Aula, além das redes sociais Facebook e WhatsApp tendo por objetivo
incentivar o uso pedagógico dos telefones celulares dos próprios estudantes, além
de propor a aprendizagem da língua portuguesa utilizando textos multimodais e
diversas mídias presentes no cotidiano desses jovens. As aplicações se deram no
decorrer do segundo semestre de 2017 por meio de observação participante e
registros efetuados pela professora durante este período para compreender a
percepção dos estudantes quanto à abordagem realizada. Também se buscou
compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets,
notebooks e aparelhos celulares, como meio para se conectar a uma plataforma de
cunho educacional. Neste trabalho são apresentadas noções sobre o mobile
learning, multiletramentos, processo de aprendizado híbrido, além da ferramenta
Google Sala de Aula. Por fim, é descrita a metodologia utilizada no trabalho, suas
aplicações em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados
por meio de entrevistas com os estudantes do ensino médio de uma escola pública
da cidade de São Paulo. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre
este estudo aplicado. | pt_BR |