dc.description.abstract | O presente trabalho originou-se da necessidade de estudar sobre os avanços
tecnológicos que propiciaram uma mudança dentro da escola no sentido de favorecer o
uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, buscaremos
entender como professores e alunos aproveitam o celular no contexto da sala de aula
como ferramenta facilitadora para a construção de um ambiente colaborativo em busca
do conhecimento. Discorreremos também acerca das dificuldades enfrentadas pelos
professores no que diz ao aproveitamento do dispositivo móvel no seu planejamento,
bem como da necessidade de uma formação para o uso da tecnologia na sala de aula,
a fim de programar e orientar o uso do celular de forma que esse se torne um aliado na
construção do saber, além de se tornar um canal de aproximação entre alunos e
professore. Investigaremos a relação que os alunos têm com o aparelho e como eles o
utilizam na escola e fora dela. Pela coleta dos dados levantados através de
questionário, descreveremos como professores e alunos usam o celular na escola, se
são favoráveis ou não à inserção dessa mídia no processo de ensino e das
possibilidades de uso sugeridas pelos dois grupos para a sua integração pedagógica
dentro das metodologias usadas em sala de aula. | pt_BR |