dc.description.abstract | Com a possibilidade de novas Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs) diferentes práticas pedagógicas têm adentrado os sistemas educacionais
de todo o país com o objetivo de buscar eficiência nas ações dos professores
proporcionando um aprendizado eficaz. As modificações ocorridas na sociedade
por meio das novas tecnologias da informação e comunicação têm proporcionado
diferentes discussões no âmbito da sociedade, não sendo diferente no campo
educacional, o qual sofre diretamente sua influência ao mesmo tempo em que não
consegue acompanhar a sua evolução. Neste sentido, este trabalho justifica-se no
sentido de gerar uma reflexão de como melhor aproveitar, mesmo com o atual
cenário, a tecnologia disponível, promovendo assim, redução da dicotomia entre o
discurso da utilização das tecnologias no processo de ensino, na relação
professor/ aluno e tecnologia, e a prática atual. Prospectar mudanças no modo de
ensinar e de aprender e como enxergar o aluno neste contexto digital. Objetivando
pesquisar aplicação das tecnologias e mídias digitais no cenário atual de
aprendizagem dos alunos do ensino fundamental nas escolas públicas e privadas,
as relações entre professor/aluno e a tecnologia como ferramenta de apoio no
processo de ensino aprendizagem, as limitações tecnológicas nas escolas e os
impactos destas limitações no resultado global na formação do aluno. Foi aplicado
um questionário investigativo visando colher a impressão de professores e alunos
quanto a importância das tecnologias no processo pedagógico no ensino
fundamental das escolas públicas e privadas, as dificuldades encontradas no atual
cenário quanto a acessibilidade e capacitação dos profissionais da educação para
melhor a proveitamento dessas tecnologias. | pt_BR |