dc.description.abstract | A importância da tecnologia na sociedade contemporânea é imensurável. Novas exigências
mobilizam os cidadãos em busca de competências e habilidades para relacionarem com as
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A escola deve estar preparada para
garantir novos saberes e conhecimentos aos estudantes. Este trabalho se propôs abordar os
desafios vivenciados pelos professores quanto ao uso de Tecnologias de Informação e
Conhecimento e mídias na educação e discutir como se dá a prática dos professores da Rede
Municipal de Contagem, MG. Pretende-se indagar se a formação inicial e continuada em
serviço resulta em práticas que visam a inclusão das novas gerações. Esta pesquisa tem como
sustentação teórico-metodológica a teoria dos autores Moran (2010), (2018) e Belloni (2009)
e (2010). Quanto a forma de abordagem será quantitativa, com utilização de um questionário,
tendo como público alvo um universo de vinte e um professores. Evidencia-se a
sistematização dos dados em forma de gráficos e tabelas, mensurando desta forma a utilização
dos recursos midiáticos. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas que
invistam em equipamentos em quantidade suficiente para todos os estudantes e formação em
serviço que vise incluir os professores na cultura digital. | pt_BR |