dc.description.abstract | O presente trabalho analisou a utilização da rádio escolar como recurso no processo de ensino
e aprendizagem em uma escola de ensino médio da Rede Estadual de Belo Horizonte, o
objetivo foi de verificar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, diversificação
das práticas educativas que tornam o processo de ensino mais dinâmico, estimulando o
protagonismo juvenil e permitindo a participação ativa dos alunos e consequentemente a
apropriação do conhecimento de forma prazerosa. Para embasar este trabalho, foram
realizadas leituras de livros de autores como Almeida (2007), Baltar (2012) e alguns artigos
como: Rádio Escolar como um objeto de ensino (KRINDGES 2012); Radio Escolar:
ampliando o universo cultural dos alunos (BRUTTI, 2012); O uso do rádio no processo de
ensino-aprendizagem (MANCUSO 2012); Algumas considerações sobre a história do rádio
no Brasil (AMORIM, 2010); entre outros. Foi elaborado um questionário que visava analisar
o conhecimento sobre a mídia e a utilização pelos professores. Foi observado que após a
implementação da rádio na escola, atividades diversificadas foram desenvolvidas de forma
individual ou interdisciplinar e percebemos mudanças positivas nos resultados e participação
tanto dos alunos quanto de professores. | pt_BR |