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    A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS DE IDADE

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    monografia final - Valdene.pdf (640.9Kb)
    Data
    2019-04-24
    Autor
    Martins, Valdene Batista
    Metadata
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    Resumo
    O professor exerce um papel fundamental na prática de ensino e aprendizagem por ser mediador dos processos existentes, entre eles, a integração entre alfabetização e recursos tecnológicos. Diante disso, foi desenvolvida esta pesquisa que tem como tema a concepção dos professores de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte acerca do uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos de idade. Este tema foi escolhido para termos uma percepção da postura e visão que os educadores possuem diante das (TIC) Tecnologias da Informação e Comunicação e se estas fazem parte do processo ensino e aprendizagem, considerando a proposta curricular na fase de alfabetização. Os recursos tecnológicos presentes na atualidade tais como computadores, celulares, e tablets, fazem parte do contexto das crianças cada vez mais cedo, nesse sentido, poderiam ser pertinentes os educadores utilizá-los em sua prática, uma vez que é mais um recurso dinâmico que pode auxiliar no ensino. A relevância desta pesquisa se justifica por apresentar a concepção do professor alfabetizador, na atualidade em relação à inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem, pois é o responsável direto do encaminhamento pedagógico na prática educacional. Trata-se de uma pesquisa predominante qualitativa, realizada a partir do levantamento bibliográfico e do trabalho de campo, onde foram realizadas observações e coleta de dados por meio de um questionário. A partir do exposto, foi percebido que os docentes mesmo não utilizando com frequência recursos tecnológicos, os consideram importante para formação dos alunos.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/413
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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