A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS DE IDADE
Resumo
O professor exerce um papel fundamental na prática de ensino e aprendizagem por
ser mediador dos processos existentes, entre eles, a integração entre alfabetização
e recursos tecnológicos. Diante disso, foi desenvolvida esta pesquisa que tem como
tema a concepção dos professores de escolas públicas da Região Metropolitana de
Belo Horizonte acerca do uso das tecnologias de informação e comunicação no
processo de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos de idade. Este tema foi
escolhido para termos uma percepção da postura e visão que os educadores
possuem diante das (TIC) Tecnologias da Informação e Comunicação e se estas
fazem parte do processo ensino e aprendizagem, considerando a proposta curricular
na fase de alfabetização. Os recursos tecnológicos presentes na atualidade tais
como computadores, celulares, e tablets, fazem parte do contexto das crianças cada
vez mais cedo, nesse sentido, poderiam ser pertinentes os educadores utilizá-los em
sua prática, uma vez que é mais um recurso dinâmico que pode auxiliar no ensino. A
relevância desta pesquisa se justifica por apresentar a concepção do professor
alfabetizador, na atualidade em relação à inserção das TICs no processo de ensino
e aprendizagem, pois é o responsável direto do encaminhamento pedagógico na
prática educacional. Trata-se de uma pesquisa predominante qualitativa, realizada a
partir do levantamento bibliográfico e do trabalho de campo, onde foram realizadas
observações e coleta de dados por meio de um questionário. A partir do exposto, foi
percebido que os docentes mesmo não utilizando com frequência recursos
tecnológicos, os consideram importante para formação dos alunos.