O ESTADO DA ARTE NAS PESQUISAS SOBRE O USO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizar/ Abrir
Data
2019-06-26Autor
Faria, Alessandra de Carvalho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este projeto tem por objetivo investigar o uso de mídias na educação infantil através da produção cientifica a partir da consulta de dissertações e teses do Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa foi bibliográfica de estado de arte com abordagem quanti-qualitativa e limitou-se no âmbito da Pós-Graduação em Strictu Sensu, com a consulta nas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas de 2009 a 2018, definimos este período por entendermos que no ano de 2009 foram homologadas as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de caráter obrigatório, e assim, ao longo desta década, teríamos um panorama de pesquisas científicas voltadas ao currículo da educação infantil e de informação importante a sabermos as produções em específico desta pesquisa para encontrarmos estudos voltados às mídias na educação infantil, propósito desta pesquisa. Na coleta de dados localizamos 543 trabalhos científicos em mídias que após análise resultaram em 31 possíveis trabalhos no uso de mídias na educação infantil, que destes conseguimos confirmar nossa temática e finalizar em 14 trabalhos. O trabalho pedagógico da educação infantil ocorre por meios das diferentes linguagens em educação, que por intermédio destas relacionam a criança com o conhecimento de mundo. Estas linguagens são advindas das artes, ciências, matemática, escrita, etc., como também da linguagem midiática e dos recursos destas necessárias para se efetivarem com o indivíduo. A pesquisa demonstra e com os resultados sugere que mais e outras pesquisas futuramente possam ser desenvolvidas pela necessidade e relevância do tema para que nossas crianças possam ter acesso às mídias.