PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O APROFUNDAMENTO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho teórico sobre o tema estatística
descritiva e sobre as ferramentas de tratamento e análise de dados, apresentando seus
conceitos e definições, focando na parte que é abordada no ensino fundamental e médio.
Neste trabalho também foi proposta uma oficina, com a finalidade de apresentar como as
informações de nosso cotidiano podem ser utilizadas como ferramenta de trabalho, em uma
sala de aula. A oficina foi aplicada aos alunos da turma B do1º ano do Ensino Médio, da
Escola Estadual Abílio Neves, da cidade de Campo Belo-M.G. As variáveis utilizadas neste
estudo foram: bairro de procedência, sexo, idade e altura. Os alunos tiveram a oportunidade
de coletar os dados e fazer o tratamento estatístico dos mesmos, por meio de gráficos, tabelas
e medidas de posição e dispersão. Além de proporcionar um momento de descontração com a
novidade da metodologia, os alunos tiveram respostas bastante satisfatórias em relação à
aprendizagem do tópico apresentado. Consideramos que a aplicação da oficina contribuiu de
forma significativa para o aprendizado dos alunos participantes.