USO DO AMBIENTE MOODLE COMO APOIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DE PROFESSORES INGRESSANTES NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL
Resumo
O interesse por este tema vem do desejo de pesquisar o uso da ferramenta tecnológica desenvolvida para ambientes virtuais de aprendizagem Moodle, na aplicação da educação presencial, estabelecendo uma relação entre as práticas pedagógicas empregadas e as ferramentas disponibilizadas na educação à distância. A partir da questão norteadora O Moodle concede aos professores e alunos do ensino técnico em informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Pedro Badran, meios de integração das metodologias de ensino aplicadas presencialmente, ao conjunto de recursos viabilizados para a educação a distância, melhorando o contato e a comunicação acadêmica, pretendo definir alguns dos recursos destaques, disponibilizados pelo Moodle, que estabeleçam uma relação com as metodologias de ensino aplicadas na educação básica presencial de nível médio. Com metodologia de pesquisa exploratória, examinando informações essenciais e importantes para entender como a tecnologia Moodle pode ser aplicada no ambiente escolar, tem abordagem qualitativa, examinando os dados coletados por meio de percepções dos processos tecnológicos que a ferramenta disponibiliza e, como método para a coleta de dados, foi empregada a revisão bibliográfica, para apresentar as características, os problemas e circunstâncias em que o software é acessível. O curso Formação Pedagógica para Docentes no AVA Moodle da Etec Pedro Badran, é uma oportunidade inédita, pois, estará disponível a todos os professores da instituição, para realizá-lo a qualquer momento, independente do calendário escolar ou do semestre letivo. Poderá ser realizado individualmente ou em grupo de professores, que podem analisar o potencial dos textos e as dificuldades disposta sobre a área da educação, as possíveis formas de metodologias de ensino, principalmente utilizando tecnologia na escola, as concepções que embasam cada um dos aplicativos informatizados viabilizados no ambiente para que, então, as equipes de gestão e pedagógica possam propor caminhos para seu uso efetivo com os alunos.