dc.description.abstract | O presente trabalho tece relações entre legislação da EJA, no tocante ao uso de novas tecnologias, e apresenta uma experiência conhecida como EJA online. A metodologia central aplicada nessa pesquisa foi a pesquisa bibliográfica qualitativa realizada a partir da leitura das principais leis ligadas à Educação em sua relação com as novas tecnologias. Extraímos da legislação vigente, todas as referências encontradas, concernentes a essa temática. Buscamos pensar as possibilidades legais de experiências que possam aplicar o uso desses recursos em benefício do aprendizado dos alunos, em especial aos que enfrentam maiores dificuldades para se dedicar aos estudos, caso de alguns alunos da EJA. O trabalho foi motivado pela minha experiência no projeto chamado EJA online, desenvolvido desde 2016 na rede municipal de Ribeirão Preto. Tentando compreender como a temática é discutida no mundo, fizemos uma incursão pelas CONFINTEAS (Conferências Internacionais de Educação Adultos) e seus objetivos. A preocupação central da pesquisa reside na ideia de que o emprego das novas tecnologias deve ser pensado à luz de premissas construídas historicamente. Nesse sentido, as CONFINTEAS e demais fóruns de discussão, tem papel importante para orientar as formulações de políticas públicas, pautadas em valores defendidos pelas entidades compromissadas com a educação de qualidade para todos. | pt_BR |