dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar se a utilização da tecnologia, especificamente um blog, contribui para a promoção da interação entre escola e comunidade, bem como entender de que forma os professores podem trocar informações com a comunidade através deste. Também buscou verificar quais benefícios pode-se alcançar com a divulgação das ações escolares via blog e compreender se a utilização das tecnologias, em especial, os blogs, são canais de comunicação que possibilitam a interação entre escola e os participantes do processo educativo. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Foram realizados levantamentos das bibliografias acerca do tema abordado. As principais fontes foram artigos, livros, periódicos, teses, dissertações, coletâneas de textos, internet. Concluiu-se que o blog na perspectiva de interação entre os educadores e a comunidade escolar diante da pesquisa, mostrou ter uma função facilitadora da comunicação entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem, bem como promotora de sugestões, diálogos e debates, além de um canal de divulgação dos projetos realizados pela escola. Para tanto, a pesquisa mostra a importância do envolvimento da equipe escolar no desenvolvimento de blogs, pois este, tem a função de diminuir barreiras que impedem a socialização de conhecimentos e diálogos acerca de temas pertinentes da comunidade escolar, permitindo assim melhorar as relações, as trocas, a união e a comunicação, a fim de construir uma sociedade mais democrática e justa. | pt_BR |