dc.description.abstract | Este trabalho visou analisar as possíveis dificuldades dos professores do 6º ao 9º
Ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de São Sebastião do ParaísoMG, em utilizar mídias no contexto escolar. Sabe-se que ainda há escolas que
possuem poucos recursos tecnológicos, o que dificulta o trabalho com as mídias.
Entretanto, o obstáculo pode ir além da ausência de tecnologia, isto é, pode haver
dificuldades dos professores em utilizar tais recursos em sala de aula, seja pela falta
de formação ou pela pouca familiaridade com as mídias. Por isso, faz-se importante
analisar os motivos e as dificuldades que podem ser apresentadas pelos docentes
para o não uso das mídias, em especial, analisando o caso de uma escola de ensino
fundamental de São Sebastião do Paraíso. É nesse sentido que este trabalho busca
contribuir, elucidando reflexões como: Os docentes desta escola utilizam mídias
como recursos em suas aulas? Se não, qual a dificuldade de utilizar? A metodologia
utilizada foi a pesquisa quantitativa descritiva, empregando como recurso para o
levantamento de dados um questionário aplicado aos professores. Após a análise
dos dados, concluiu-se que 50% dos professores não encontra dificuldade na
utilização das mídias em sala de aula, enquanto que alguns apresentam como
dificuldade a falta de preparo para utilizá-las e também a falta de estrutura e/ou
equipamentos na escola. | pt_BR |