• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ROBÓTICA PEDAGÓGICA, QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA?

    Thumbnail
    View/Open
    JENIFFER VITORINO DA SILVA_9593_assignsubmission_file_TCC2-final-jeniffer-revisado1.pdf (1.062Mb)
    Date
    2017-02-14
    Author
    Alves, Jeniffer
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    A Matemática sempre foi vista como uma grande vilã. A dificuldade de aprendizagem vista nos alunos faz com que eles percam o interesse pela disciplina, onde se quer percebem a real importância de tais conteúdos para vida. Dessa forma a pesquisa baseia-se na busca de novas metodologias, nas diferentes formas de ensinar, tentando minimizar as lacunas de saberes que encontramos atualmente. Devido à perplexidade e ao fracasso escolar, tenta-se buscar meios de facilitar esse processo. O objetivo da presente pesquisa é contribuir para o avanço da educação matemática, analisar as diferentes possibilidades do uso da robótica pedagógica como recurso pedagógico, destacando as vantagens e desvantagens dessa tecnologia nas escolas de Franca SP, propondo a iniciação, implantação e aprofundamento desse recurso nas escolas. Neste contexto, a Robótica se afirma nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica extremamente proveitosa, ainda que em crescimento, em especial na educação básica, sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta no âmbito da educação matemática. Este trabalho tem por finalidade investigar as potencialidades e limitações do uso da robótica permeando a aprendizagem matemática, isto é, possibilitando a (re) construção de novos significados do processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Assim, apresentamos uma pesquisa de analise bibliográfica, onde buscamos nos alicerçar na ferramenta da robótica para alavancar o ensino e aprendizagem da matemática, bem como amenizar seus problemas. Acreditamos que o ambiente robótico, a partir de um planejamento pedagógico adequado, é capaz de amplificar conceitos e contribuir como recurso de mediação nos processos de desenvolvimento cognitivo e intelectual.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/52
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    @mire NV