dc.description.abstract | A Matemática sempre foi vista como uma grande vilã. A dificuldade de aprendizagem
vista nos alunos faz com que eles percam o interesse pela disciplina, onde se quer
percebem a real importância de tais conteúdos para vida. Dessa forma a pesquisa
baseia-se na busca de novas metodologias, nas diferentes formas de ensinar, tentando
minimizar as lacunas de saberes que encontramos atualmente. Devido à perplexidade e
ao fracasso escolar, tenta-se buscar meios de facilitar esse processo. O objetivo da
presente pesquisa é contribuir para o avanço da educação matemática, analisar as
diferentes possibilidades do uso da robótica pedagógica como recurso pedagógico,
destacando as vantagens e desvantagens dessa tecnologia nas escolas de Franca SP,
propondo a iniciação, implantação e aprofundamento desse recurso nas escolas. Neste
contexto, a Robótica se afirma nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica
extremamente proveitosa, ainda que em crescimento, em especial na educação básica,
sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta no âmbito da educação
matemática. Este trabalho tem por finalidade investigar as potencialidades e limitações
do uso da robótica permeando a aprendizagem matemática, isto é, possibilitando a (re)
construção de novos significados do processo de aprendizagem de conceitos
matemáticos. Assim, apresentamos uma pesquisa de analise bibliográfica, onde
buscamos nos alicerçar na ferramenta da robótica para alavancar o ensino e
aprendizagem da matemática, bem como amenizar seus problemas. Acreditamos que o
ambiente robótico, a partir de um planejamento pedagógico adequado, é capaz de
amplificar conceitos e contribuir como recurso de mediação nos processos de
desenvolvimento cognitivo e intelectual. | pt_BR |