dc.description.abstract | A matemática é uma disciplina que traz muitos receios aos alunos e
professores. O presente trabalho versa sobre a importância dos jogos pedagógicos
como um recurso didático para facilitação do processo de ensino/aprendizagem na
educação matemática. Este recurso está presente na cultura do ser humano há anos
e proporciona prazer ao fazê-lo. Apesar de ser lúdico e fazer transparecer uma
atividade livre, sua característica principal é ter regras. Dentre seus benefícios
favorece a concentração, permite o trabalho em equipe, permite criar estratégias e é
motivador. Para testar a eficácia do jogo foi feita uma pesquisa de campo aplicando
dois testes: um antes e um depois de trabalhar com um jogo, em três turmas do 6º
ano do Ensino Fundamental 2, em um a escola pública. O conteúdo abordado foi
Geometria: “polígonos regulares”, utilizando o “Centro de Referência Virtual do
Professor” de Minas Gerais para nortear as atividades. A análise dos resultados foi
construída por meio de estudos gráficos e reflexões acerca do desempenho dos
alunos. | pt_BR |