• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Graduação
    • Licenciatura em Matemática
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LUCIENE DE CASTRO SILVA_12326_assignsubmission_file_TCC versão final pós banca.pdf (705.1Kb)
    Data
    2017-03-30
    Autor
    Silva, Lucieni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a Distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei. O foco principal deste trabalho é o de revelar que através de atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, é possível ensinar matemática para o aluno surdo incluso no ensino médio. O segundo e o terceiro capítulo descreve a pesquisa histórica sobre o conceito de deficiência auditiva e algumas abordagens sobre a inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O processo de ensino e aprendizagem desse aluno está descrita no capítulo 4, buscando sempre ressaltar que a surdez não é um fator que impossibilita a aprendizagem, mas a de informar que o aluno surdo aprende de forma diferente, através de estratégias educacionais voltadas para o universo visual. O quinto capítulo, descreve as atividades pedagógicas desenvolvidas usando uma metodologia visual como alternativa e como método facilitador da aprendizagem. Os relatos dos professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos personagens principais desta pesquisa, contribuíram para refletirmos e nos prepararmos para essa modalidade educacional. Uma escola somente poderá ser uma escola inclusiva se todos os seus membros estiverem trabalhando para que esta inclusão aconteça de maneira democrática e verdadeira.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/84
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV