O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio
Resumo
SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O
Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016.
Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a Distância) - Universidade
Federal de São João Del-Rei.
O foco principal deste trabalho é o de revelar que através de atividades lúdicas desenvolvidas
em sala de aula, é possível ensinar matemática para o aluno surdo incluso no ensino médio.
O segundo e o terceiro capítulo descreve a pesquisa histórica sobre o conceito de deficiência
auditiva e algumas abordagens sobre a inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O
processo de ensino e aprendizagem desse aluno está descrita no capítulo 4, buscando sempre
ressaltar que a surdez não é um fator que impossibilita a aprendizagem, mas a de informar que
o aluno surdo aprende de forma diferente, através de estratégias educacionais voltadas para o
universo visual.
O quinto capítulo, descreve as atividades pedagógicas desenvolvidas usando uma metodologia
visual como alternativa e como método facilitador da aprendizagem. Os relatos dos
professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos personagens
principais desta pesquisa, contribuíram para refletirmos e nos prepararmos para essa
modalidade educacional.
Uma escola somente poderá ser uma escola inclusiva se todos os seus membros estiverem
trabalhando para que esta inclusão aconteça de maneira democrática e verdadeira.