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dc.contributor.authorMacedo, Letícia Cunha
dc.date.accessioned2019-09-05T12:42:59Z
dc.date.available2019-09-05T12:42:59Z
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/99
dc.description.abstractEm organizações públicas brasileiras o processo de compras é complexo. A Lei nº 8.666/93, conhecida como a lei de licitações e contratos administrativos, estabelece as normas a serem seguidas por estas organizações em suas atividades de aquisição de bens e contratações de serviços e obras, buscando seguir os princípios legais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Com a utilização da tecnologia de informação conseguiu-se uma modernização de todo o sistema de compras, o que teoricamente resultou num elevado ganho de eficiência, com proporcional redução dos custos envolvidos. Toda essa tecnologia possibilitou a criação do Portal de Compras pelo Estado de Minas Gerais, possibilitando operacionalizar modalidades informatizadas de compras como o Pregão Eletrônico e a Cotação Eletrônica, e essas ferramentas têm facilitado a implementação do Sistema de Registro de Preços trazendo nova perspectiva de utilização desse sistema. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de um melhor aprendizado, entendimento e conhecimento, através de estudos bibliográficos e pesquisa no setor de compras, que possibilite a verificação de como é realizado o processo de aquisição dos materiais e serviços na gestão de compras públicas da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia. O portal de compras por ser informatizado possibilita amplo acesso as informações, tornando com isso o processo transparente e acessível a todos os cidadãos. Este estudo demonstrou a realidade das compras públicas, sua regulamentação, modalidades e sua evolução acerca da informatização de seus processos, realizando uma análise das evoluções realizadas nos setores ao longo dos últimos anos e de suas respectivas contribuições para a eficiência dos processos. E devido a crise financeira que o país se encontra no momento, atinge também o Estado de Minas Gerais, o sistema de compras fica comprometido devido à falta de orçamento público para quitação dos compromissos assumidos com os fornecedores, o que tem gerado a falta de materiais e prestação de serviços.pt_BR
dc.subjectCompras Públicaspt_BR
dc.subjectSistema de Compraspt_BR
dc.subjectModalidade de Compraspt_BR
dc.subjectInformatizaçãopt_BR
dc.titleA RELEVÂNCIA DAS COMPRAS PÚBLICAS NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIApt_BR


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