dc.description.abstract | A sociedade precisa estar sempre atenta a fim de acompanhar os avanços
tecnológicos que ocorrem, de maneira desenfreada, em todos os âmbitos
sociais. A escola, enquanto instituição inserida nesta sociedade necessita estar
antenada, com o propósito de manter-se atualizada e oferecer aos seus alunos,
um processo de ensino aprendizagem realmente significativo. Hoje em dia, é
possível se encontrar diversas mídias que podem ser utilizadas pelos docentes
durante as suas práticas educacionais. O objetivo do presente estudo foi o de
investigar quais eram as mídias que poderiam ser encontradas dentro de uma
escola de Ensino Fundamental I do município de Araras/SP e de que forma as
mesmas são utilizadas dentro das salas de aula. O estudo se justifica pela
necessidade de novas propostas e debates acerca do tema, possibilitando novas
experiências e a inserção definitivas de novas mídias dentro do ambiente
escolar. Foi realizado uma revisão bibliográfica, na qual foi possível encontrar
algumas experiências de profissionais que utilizaram determinadas mídias em
suas escolas e foram bem-sucedidos. Em seguida, foi aplicado um questionário
aos docentes da escola em questão, a fim de entender a realidade vivenciada e,
a partir das respostas obtidas, foi possível um melhor entendimento sobre a
utilização das mídias dentro da instituição de ensino e a verificação de que os
professores não apresentam-se contrários à inovação, porém encontram alguns
obstáculos que precisam ser ultrapassados e, talvez por isso mesmo, o material
impresso, em forma de livros, continua sendo o mais utilizado durante as aulas. | pt_BR |