• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    DOCUMENTÁRIOS SOBRE O MUNDO NATURAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    Monografia_Jennifer Sousa_versão final pós-banca.pdf (1.039Mb)
    Data
    2019-04-05
    Autor
    Sousa, Jennifer Caroline de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A interface entre Mídia e Educação, símbolos da sociedade moderna, tem sido proposta há algum tempo haja vista a importância da primeira em todos os setores da vida social e da segunda na relação com o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Nos espaços escolares se observa uma variedade de mídias, sendo seu emprego, muitas vezes, condicionado à disposição e à capacitação do professor em inseri-las na sua prática pedagógica. Neste trabalho propôs-se problematizar o uso de documentários sobre o mundo natural como recurso didático no ensino de Biologia, buscando: (1) identificar e analisar as concepções de ciência e natureza presentes nos documentários Nascido do Fogo (2004), da série Galápagos produzida pela BBC e Explosão da Vida (2005), da coleção Origens da Vida produzida pela National Geographic; (2) avaliar potencialidades e limites desse tipo de mídia audiovisual como ferramenta de aprendizagem de conceitos biológicos. O conteúdo verbal de ambos os documentários foi transcrito e as cenas que acompanhavam a enunciação das falas foram descritas. Como metodologia de análise foi empregada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Apesar de ambos os documentários adotarem predominantemente o modo de representação expositivo e conciliarem informação e entretenimento, apresentam elementos bastante distintivos que singularizam suas narrativas. Em Nascido do Fogo (2004), a concepção de ciência e de natureza está vinculada a uma perspectiva românticonaturalística, que enaltece o humano como admirador e explorador da natureza através da ciência. Explosão da Vida (2005) apresenta maior didatismo e proximidade com a organização curricular da Biologia escolar, contudo, reforçando uma visão idealizada de ciência. Enquanto recursos didáticos audiovisuais, esses documentários apresentam-se como potenciais ferramentas para fomentar discussões acerca da natureza da ciência (NdC) e de conteúdos relacionados às áreas de Evolução, Ecologia e Zoologia dentro de uma abordagem crítica e interdisciplinar.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/305
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    NoThumbnail