Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Jennifer Caroline de
dc.date.accessioned2019-09-12T12:41:34Z
dc.date.available2019-09-12T12:41:34Z
dc.date.issued2019-04-05
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/305
dc.description.abstractA interface entre Mídia e Educação, símbolos da sociedade moderna, tem sido proposta há algum tempo haja vista a importância da primeira em todos os setores da vida social e da segunda na relação com o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Nos espaços escolares se observa uma variedade de mídias, sendo seu emprego, muitas vezes, condicionado à disposição e à capacitação do professor em inseri-las na sua prática pedagógica. Neste trabalho propôs-se problematizar o uso de documentários sobre o mundo natural como recurso didático no ensino de Biologia, buscando: (1) identificar e analisar as concepções de ciência e natureza presentes nos documentários Nascido do Fogo (2004), da série Galápagos produzida pela BBC e Explosão da Vida (2005), da coleção Origens da Vida produzida pela National Geographic; (2) avaliar potencialidades e limites desse tipo de mídia audiovisual como ferramenta de aprendizagem de conceitos biológicos. O conteúdo verbal de ambos os documentários foi transcrito e as cenas que acompanhavam a enunciação das falas foram descritas. Como metodologia de análise foi empregada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Apesar de ambos os documentários adotarem predominantemente o modo de representação expositivo e conciliarem informação e entretenimento, apresentam elementos bastante distintivos que singularizam suas narrativas. Em Nascido do Fogo (2004), a concepção de ciência e de natureza está vinculada a uma perspectiva românticonaturalística, que enaltece o humano como admirador e explorador da natureza através da ciência. Explosão da Vida (2005) apresenta maior didatismo e proximidade com a organização curricular da Biologia escolar, contudo, reforçando uma visão idealizada de ciência. Enquanto recursos didáticos audiovisuais, esses documentários apresentam-se como potenciais ferramentas para fomentar discussões acerca da natureza da ciência (NdC) e de conteúdos relacionados às áreas de Evolução, Ecologia e Zoologia dentro de uma abordagem crítica e interdisciplinar.pt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleDOCUMENTÁRIOS SOBRE O MUNDO NATURAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples