dc.description.abstract | A interface entre Mídia e Educação, símbolos da sociedade moderna, tem sido proposta há
algum tempo haja vista a importância da primeira em todos os setores da vida social e da
segunda na relação com o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Nos espaços
escolares se observa uma variedade de mídias, sendo seu emprego, muitas vezes,
condicionado à disposição e à capacitação do professor em inseri-las na sua prática
pedagógica. Neste trabalho propôs-se problematizar o uso de documentários sobre o mundo
natural como recurso didático no ensino de Biologia, buscando: (1) identificar e analisar as
concepções de ciência e natureza presentes nos documentários Nascido do Fogo (2004), da
série Galápagos produzida pela BBC e Explosão da Vida (2005), da coleção Origens da Vida
produzida pela National Geographic; (2) avaliar potencialidades e limites desse tipo de mídia
audiovisual como ferramenta de aprendizagem de conceitos biológicos. O conteúdo verbal de
ambos os documentários foi transcrito e as cenas que acompanhavam a enunciação das falas
foram descritas. Como metodologia de análise foi empregada a Análise de Conteúdo
(BARDIN, 1977). Apesar de ambos os documentários adotarem predominantemente o modo
de representação expositivo e conciliarem informação e entretenimento, apresentam
elementos bastante distintivos que singularizam suas narrativas. Em Nascido do Fogo (2004),
a concepção de ciência e de natureza está vinculada a uma perspectiva românticonaturalística, que enaltece o humano como admirador e explorador da natureza através da
ciência. Explosão da Vida (2005) apresenta maior didatismo e proximidade com a
organização curricular da Biologia escolar, contudo, reforçando uma visão idealizada de
ciência. Enquanto recursos didáticos audiovisuais, esses documentários apresentam-se como
potenciais ferramentas para fomentar discussões acerca da natureza da ciência (NdC) e de
conteúdos relacionados às áreas de Evolução, Ecologia e Zoologia dentro de uma abordagem
crítica e interdisciplinar. | pt_BR |