O USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO NA SALA DE AULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-05Autor
Fischer, Márcia Aparecida Cardoso da Cunha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta as histórias em quadrinhos no contexto do seu uso em sala de aula.
Tem por objetivo caracterizar as histórias em quadrinhos como recurso de ensino e reconhecer
na literatura pedagógica aspectos favorecedores à utilização destas na escola. A metodologia
para a investigação pautou-se em revisão de literatura sobre a temática e estudo de caso com
questionário aplicado aos professores de escolas públicas do município de Araras, São Paulo,
com intuito de conhecer como esse recurso metodológico é empregado e como os alunos
reagem frente a ele. Pelas respostas obtidas nos questionários e observações em conjunto com
a literatura, percebe-se que as histórias em quadrinhos usadas como ferramenta didática,
podem ajudar a despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso
crítico, a imaginação criadora nos alunos e promovem o incentivo à leitura, de forma que os
alunos participem mais ativamente da construção do conhecimento.