dc.description.abstract | O uso das tecnologias digitais em sala de aula vêm sendo usado desde o advento da internet
para uso civil na década de 1990. Mas com a internet a forma de comunicação social também
muda e assim a sociedade com isso também as relações de trabalho e as necessidades de um
novo mercado. Com isso, a educação que possui a função de inserir o aluno na sociedade onde
vive teve que se transformar. O grande desafio estava em desenvolver o protagonismo estudantil
e ter a tecnologia como meio de transformar sua realidade. Nesse contexto surge a proposta de
Ensino Híbrido nos EUA nos anos 2000. A intenção não é somente utilizar a tecnologia como
meio de comunicação, mas como meio de transformação da sua realidade através do
protagonismo estudantil. Aliado a prática do Ensino Híbrido surge a proposta de utilizar as
metodologias ativas como Sala de aula invertida, Ensino à Distância, Rotação por Estação e
Laboratório Rotacional, metodologias estas que visam desenvolver a autonomia do aluno
através da pesquisa, do protagonismo estudantil e curadoria da informação. A minha prática
com o ensino híbrido no ensino público me permitiu ver que é possível de ser realizada e os
alunos passam a entender que a tecnologia é um caminho e passam a ver a educação não apenas
como um meio de depositar o conteúdo produzido, mas também como um meio de enxergar a
sua realidade que é o primeiro passo para poder intervir nela. | pt_BR |