dc.description.abstract | A tarefa educativa, responsável pela manutenção, transformação e evolução
da sociedade, precisa estar em constante desenvolvimento em relação à didática. A
informática tornou-se uma ferramenta com possibilidades de contribuir para a
construção de uma educação mais construtivista e colaborativa. Durante pouco mais
de trinta anos, o Brasil iniciou as pesquisas e a implantação destas novas
ferramentas através de diversos Programas. Os Programas brasileiros de
Informática na Educação produziram bons frutos, mas tropeçaram em problemas
políticos, administrativos e financeiros. Com os avanços tecnológicos e a
popularização das diversas mídias, passa a ser considerada a denominação
“Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”, que engloba todas as
tecnologias relacionadas ao termo e que podem ser utilizadas também como
ferramentas educacionais. Essas tecnologias, quando utilizadas como ferramenta de
construção do saber, podem contribuir para elevar o nível de conhecimento, bem
como na evolução do processo de ensino-aprendizagem, demonstrando assim, a
sua eficiência. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a utilização
da informática como ferramenta de eficiência na educação, ressaltando seus
principais avanços, desafios e possibilidades. Serão apresentados aqui, os conceitos
e exemplos de aplicação das tecnologias e de como uma utilização planejada e
direcionada das mesmas, se faz necessária. Durante a pesquisa, observou-se que
os fatores chave para uma correta utilização e eficiência das tecnologias
educacionais, dependem principalmente de uma capacitação efetiva dos
profissionais da educação, de um planejamento sintonizado com o Projeto Político
Pedagógico e também da manutenção dos equipamentos, visando assim, a
continuidade dos Programas de Informatização nas escolas. | pt_BR |