USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Visualizar/ Abrir
Data
2019-05-14Autor
Bernardo, Soraia Priscila de Paula
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tema uso de histórias em quadrinhos no ensino de História foi escolhido por
apresentar a possibilidade de fazer com que os professores de História reflitam a
respeito do potencial de ensino e de aprendizagem por meio das histórias em
quadrinhos. Este trabalho se justificou por proporcionar aos educadores de História
estratégias para viabilizar o ensino através desse recurso. A metodologia utilizada foi
a de pesquisa bibliográfica e eletrônica sobre as histórias em quadrinhos e sua
introdução no Brasil; as histórias em quadrinhos e o seu emprego na disciplina de
História e as estratégias voltadas para a aprendizagem com o uso dos quadrinhos
no ensino de História. As histórias quadrinizadas são enriquecedoras ferramentas
pedagógicas de grande ajuda no processo de ensino, porém é preciso que o
educador saiba utilizar esses recursos para que o objetivo seja alcançado. Devido as
suas características as histórias em quadrinhos associam os textos e as imagens,
podendo motivar os jovens a praticarem mais a leitura e a se desenvolverem com
mais qualidade. Desse modo, por meio desse estudo, foi possível concluir que há
diferentes metodologias que podem inserir as histórias em quadrinhos na
aprendizagem dos alunos, tais como: a introdução de temas que serão
desenvolvidos nas aulas e o aprofundamento de conceitos específicos recémapresentados aos educandos, essas e outras práticas são algumas das
possibilidades de uso pedagógico das histórias em quadrinhos no ensino de História.
Nas bases de dados acadêmicos da internet e, sobretudo nas bibliotecas municipais
consultadas poucos resultados foram encontrados com relação às estratégias de
aprendizagem que utilizam as histórias em quadrinhos no ensino de História como
um recurso de mídia, dessa maneira pode haver a indicação de uma possível lacuna
a ser explorada.