• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Tcc.Soraia.2019.CorrecaoPosBanca.pdf (820.8Kb)
    Data
    2019-05-14
    Autor
    Bernardo, Soraia Priscila de Paula
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O tema uso de histórias em quadrinhos no ensino de História foi escolhido por apresentar a possibilidade de fazer com que os professores de História reflitam a respeito do potencial de ensino e de aprendizagem por meio das histórias em quadrinhos. Este trabalho se justificou por proporcionar aos educadores de História estratégias para viabilizar o ensino através desse recurso. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e eletrônica sobre as histórias em quadrinhos e sua introdução no Brasil; as histórias em quadrinhos e o seu emprego na disciplina de História e as estratégias voltadas para a aprendizagem com o uso dos quadrinhos no ensino de História. As histórias quadrinizadas são enriquecedoras ferramentas pedagógicas de grande ajuda no processo de ensino, porém é preciso que o educador saiba utilizar esses recursos para que o objetivo seja alcançado. Devido as suas características as histórias em quadrinhos associam os textos e as imagens, podendo motivar os jovens a praticarem mais a leitura e a se desenvolverem com mais qualidade. Desse modo, por meio desse estudo, foi possível concluir que há diferentes metodologias que podem inserir as histórias em quadrinhos na aprendizagem dos alunos, tais como: a introdução de temas que serão desenvolvidos nas aulas e o aprofundamento de conceitos específicos recémapresentados aos educandos, essas e outras práticas são algumas das possibilidades de uso pedagógico das histórias em quadrinhos no ensino de História. Nas bases de dados acadêmicos da internet e, sobretudo nas bibliotecas municipais consultadas poucos resultados foram encontrados com relação às estratégias de aprendizagem que utilizam as histórias em quadrinhos no ensino de História como um recurso de mídia, dessa maneira pode haver a indicação de uma possível lacuna a ser explorada.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/317
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV