• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DAS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Pós- Banca - UFSJ- Sueli -Mídias na Educação.pdf (313.1Kb)
    Data
    2019-05-14
    Autor
    Peruca, Sueli Aparecida Thomazini
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa apresenta considerações sobre concepções, crenças e competências referentes a leitura e escrita, e a necessidade acerca do emprego das mídias tecnológicas nas práticas pedagógicas, principalmente a utilização do blog como ferramenta de simples acesso. Busca identificar recomendações metodológicas veiculadas pela tecnologia de informação, bibliotecas e salas de leituras para desenvolver um trabalho integrado no ensino da Educação Básica como a possiblidade de oportunizar práticas de leitura e escrita durante as aulas. A análise qualitativa das avaliações durante toda a trajetória escolar dos estudantes constatou a falta de proficiência na leitura e escrita em suas diversas formas e a dificuldade no tratamento das informações de interpretação e compreensão textual, e também nas resoluções dos problemas do cotidiano.Com o uso do blog os eixos leitura, escrita e oralidade serão considerados viabilizando ao aluno estudar de forma mais interessante e motivadora. Serão realizadas atividades que desafiarão os estudantes a argumentarem, colocando-se como autores de seu processo de conhecimento, tendo em vista que a aprendizagem será colaborativa com trocas de experiências, com compartilhamento de informações, criatividade e acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão da leitura e da escrita. Para isso foi desenvolvido o projeto Educagrega onde os alunos são estimulados a desenvolver a relação interpessoal com aprendizagens significativas, por meio da criação de composições de poemas e músicas autorais, buscando melhorar sua integração com a sociedade. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que houve uma melhora significativa nas relações inter e intrapessoais, desenvolvendo nos alunos uma ação reflexiva, harmoniosa e autônoma.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/318
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV