dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta considerações sobre concepções, crenças e
competências referentes a leitura e escrita, e a necessidade acerca do emprego
das mídias tecnológicas nas práticas pedagógicas, principalmente a utilização do
blog como ferramenta de simples acesso. Busca identificar recomendações
metodológicas veiculadas pela tecnologia de informação, bibliotecas e salas de
leituras para desenvolver um trabalho integrado no ensino da Educação Básica
como a possiblidade de oportunizar práticas de leitura e escrita durante as aulas.
A análise qualitativa das avaliações durante toda a trajetória escolar dos
estudantes constatou a falta de proficiência na leitura e escrita em suas diversas
formas e a dificuldade no tratamento das informações de interpretação e
compreensão textual, e também nas resoluções dos problemas do cotidiano.Com
o uso do blog os eixos leitura, escrita e oralidade serão considerados viabilizando
ao aluno estudar de forma mais interessante e motivadora. Serão realizadas
atividades que desafiarão os estudantes a argumentarem, colocando-se como
autores de seu processo de conhecimento, tendo em vista que a aprendizagem
será colaborativa com trocas de experiências, com compartilhamento de
informações, criatividade e acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo
proporcionar aos alunos a compreensão da leitura e da escrita. Para isso foi
desenvolvido o projeto Educagrega onde os alunos são estimulados a
desenvolver a relação interpessoal com aprendizagens significativas, por meio da
criação de composições de poemas e músicas autorais, buscando melhorar sua
integração com a sociedade. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi
possível observar que houve uma melhora significativa nas relações inter e
intrapessoais, desenvolvendo nos alunos uma ação reflexiva, harmoniosa e
autônoma. | pt_BR |