Show simple item record

dc.contributor.authorPeruca, Sueli Aparecida Thomazini
dc.date.accessioned2019-09-12T13:36:10Z
dc.date.available2019-09-12T13:36:10Z
dc.date.issued2019-05-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/318
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta considerações sobre concepções, crenças e competências referentes a leitura e escrita, e a necessidade acerca do emprego das mídias tecnológicas nas práticas pedagógicas, principalmente a utilização do blog como ferramenta de simples acesso. Busca identificar recomendações metodológicas veiculadas pela tecnologia de informação, bibliotecas e salas de leituras para desenvolver um trabalho integrado no ensino da Educação Básica como a possiblidade de oportunizar práticas de leitura e escrita durante as aulas. A análise qualitativa das avaliações durante toda a trajetória escolar dos estudantes constatou a falta de proficiência na leitura e escrita em suas diversas formas e a dificuldade no tratamento das informações de interpretação e compreensão textual, e também nas resoluções dos problemas do cotidiano.Com o uso do blog os eixos leitura, escrita e oralidade serão considerados viabilizando ao aluno estudar de forma mais interessante e motivadora. Serão realizadas atividades que desafiarão os estudantes a argumentarem, colocando-se como autores de seu processo de conhecimento, tendo em vista que a aprendizagem será colaborativa com trocas de experiências, com compartilhamento de informações, criatividade e acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão da leitura e da escrita. Para isso foi desenvolvido o projeto Educagrega onde os alunos são estimulados a desenvolver a relação interpessoal com aprendizagens significativas, por meio da criação de composições de poemas e músicas autorais, buscando melhorar sua integração com a sociedade. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que houve uma melhora significativa nas relações inter e intrapessoais, desenvolvendo nos alunos uma ação reflexiva, harmoniosa e autônoma.pt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleUSO DO BLOG COMO FERRAMENTA DAS COMPETÊNCIAS LEITORA E ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record