USO DA TV E BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do brinquedo e
da TV na Educação Infantil. Descreve como alguns autores classificam os pontos
positivos e negativos destas ferramentas, para tanto utilizou-se a pesquisa
bibliográfica, onde é possível confrontar autores a respeito do tema. Através do
desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a TV e o brinquedo
podem ser importantes ferramentas para o desenvolvimento e aprendizagem das
crianças de 0 a 5 anos de idade, quando utilizados de forma que favoreça a análise,
reflexão e avaliação. O brinquedo enquanto ferramenta do processo de
desenvolvimento da criança alvo da Educação Infantil proporciona a utilização do
lúdico, aproxima as crianças da realidade, fazendo com que estas sejam capazes de
enfrentar situações, onde suas decisões proporcionarão a aprendizagem de maneira
significativa, desenvolvendo seus potenciais nos aspectos físicos, psicológicos,
intelectuais e sociais. É importante a observação e intervenção do adulto neste
processo, uma vez que estes são capazes de inferir na brincadeira situações nas
quais as crianças possam ser desafiados, isto pode ser feito através de
questionamentos, por exemplo. Foi possível analisar o papel do brinquedo, nas mais
variadas formas, buscando entender a importância destes para a educação infantil,
bem como os mesmos devem ser utilizados de maneira que proporcione a
construção de saberes e contribua com a formação integral do indivíduo. De maneira
análoga, foi estudado a influência da TV, onde houve a possibilidade de verificar a
capacidade de fazer com que a criança da educação infantil tenha a possibilidade de
posicionar de forma crítica, auxiliando na construção de valores e desenvolvendo de
forma considerável a sua autonomia.