A LINGUAGEM DAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS E RADIOFÔNICAS
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Data
2019-05-14Autor
Pedroso, Wandréia Lúcia de Oliveira Vestri
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O tema escolhido para este trabalho “A linguagem das propagandas Televisivas e
Radiofônicas” tem como objetivo salientar a característica persuasiva que ambas impõem nos
respectivos públicos alvos. A maioria das pessoas não se preocupa em analisar, ou tão pouco
refletir, sobre a linguagem utilizada e o poder da mesma na venda de um determinado
produto. Será feito um breve relato sobre a origem da propaganda, a história da propaganda
no Brasil, a história da propaganda no rádio, a história da propaganda na televisão e um
comparativo de ambas salientando-se as linguagens e outras técnicas utilizadas. Haverá a
análise de uma propaganda da Purina (Nestlé) feita para o rádio e de outra, do mesmo
produto, feita para a televisão. Esta pesquisa tem como sustentação o livro de Robert
Macleish (“Produção de Rádio - um guia abrangente de produção radiofônica”) que trata a
importância deste meio de comunicação universal que desperta a imaginação do ouvinte
através do conteúdo sonoro bem como do livro de Newton César (“Mídia eletrônica: a criação
de comerciais para TV, rádio e Internet”) onde há um comparativo na criação de propagandas
para TV, Rádio e Internet. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, a coleta de
dados através da leitura reflexiva e da análise de duas propagandas bem como a aplicação de
uma atividade prática. Isto será feito por meio de um estudo comparativo da propaganda nas
duas mídias (rádio e televisão) destacando-se as suas particularidades, semelhanças e
dissemelhanças. É proposto um trabalho aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Nele
deverão elaborar uma propaganda, de um produto a ser determinado por eles, direcionada para
o rádio. Com os resultados obtidos é demonstrado o poder da linguagem da propaganda nas
escolhas do nosso cotidiano e como ela é trabalhada na mídia acima referenciada. Analisando
o produto final (a propaganda de rádio) conclui-se que, embora imperceptível aos alunos, ela
é parte integrante de suas vidas não podendo dissociá-la de suas escolhas e preferências.