USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARARAS/SP
Visualizar/ Abrir
Data
2019-05-14Autor
Wittig, Nathália Fernanda Fischer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste estudo, algumas reflexões foram feitas sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação como recurso midiático na educação. Percebe-se que as tecnologias e mídias estão cada vez mais incorporada na vida dos alunos e, por isso pensar na educação requer um olhar crítico sobre alguns fatores determinantes no processo de ensinar e aprender, uma vez que há mudanças advindas da presença desses recursos tecnológicos e comunicativos. O professor precisa aperfeiçoar continuamente sua prática docente e se habilitar para o uso dos diversos instrumentos modernos. A escola deve acompanhar as mudanças decorrentes do mundo contemporâneo e se equipar para atender as exigências da modernidade. Com o objetivo de analisar as diversas possibilidades do uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula, utilizou-se a metodologia pautada na pesquisa bibliográfica no campo teórico, e baseada na aplicação de questionários aos professores, no campo empírico. Os questionários foram aplicados aos professores das diferentes áreas da educação de escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Araras, buscando conhecer se as tecnologias são utilizadas, e como elas são aplicadas na sala de aula, bem como é a recepção dos alunos a essas tecnologias. Os resultados demonstraram que o uso de mídias na educação podem ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, e que seu uso pode ser fundamental para a educação no mundo globalizado de hoje. Assim, tal recurso se mostrou como uma importante estratégia didática de ensino e de aprendizagem a ser adotada pelos professores.