USO DE VÍDEO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE QUÍMICA A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SABÕES E DETERGENTES
Resumo
O estudo e ensino das ciências da natureza, assim como de vários conteúdos, vem passando por diversas mudanças, no que diz respeito às metodologias. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário a contextualização de conteúdos com o cotidiano, contribuindo assim com a aumento do interesse dos alunos pelas informações acadêmicas. As novas tecnologias e mídias são importantes instrumentos pedagógicos que devem fazer parte da cultura escolar e ser utilizadas para a produção do conhecimento. A utilização de vídeos abordando temas do conteúdo da Química proporciona de forma lúdica e, ao mesmo tempo científica, a compreensão de conceitos químicos, evidenciando a importância de estudos sistematizados para a descobertas de feitos cotidianos. Este trabalho consiste, portanto, na elaboração e análise de sequência didática a partir da utilização de vídeo publicitário para o ensino de Química, abordando conteúdos relacionados ao tema sabões e detergentes. Com isso o aluno tem acesso à novas formas de aprendizado e utilização de mídias pouco exploradas na escola, entretanto presentes em seu cotidiano, ampliando o leque de possibilidades no processo ensino-aprendizagem.