• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE

    Thumbnail
    View/Open
    TCC Andresa pós banca (Cláudio).pdf (436.1Kb)
    Date
    2019-04-21
    Author
    Sousa, Andresa Afonso Dias de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Objetivou-se nesse trabalho discutir sobre a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. Partiu-se de uma análise sobre a importância do uso das mídias para o alcance do ensino aprendizagem escolar. Sabe-se que os meios de informação e comunicação são entendidos como: a TV, o rádio, o jornal, a revista, o computador e outros pelos quais são possíveis a emissão e a recepção de mensagens. Esses objetos significam, portanto, os vários veículos que possibilitam à escola, realizar um trabalho pedagógico significativo, principalmente nas dificuldades de aprendizagem que muitos alunos vêm enfrentando ao longo dos anos. O estudo foi realizado por meio da revisão da literatura e considerou a educação e sua multidimensionalidade: as dimensões humana, social e política. Destacou-se que uma escola de qualidade é a que se compromete com a formação destas dimensões, que envolve o desenvolvimento integral da personalidade e a satisfação de alunos e famílias. Trata-se de um trabalho que pretende responder ao problema de pesquisa apresentado: o que as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para uma escola de qualidade? Por meio de um referencial teórico que traz exposições importantes sobre os recursos tecnológicos na educação, ressaltou-se o uso do computador e da Internet, como um dos elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade. Entendeu-se que as práticas concretas que cada escola, seja ela pública ou privada, pode, de forma coerente, oferecer, independente das condições em que se apresenta, um ensino de qualidade. Assim, para que a escola do século XXI possa favorecer aos alunos compreenderem os conteúdos com organização e motivação, é necessário refletir sobre os paradigmas da era da informação, pois com esse advento, a organização e a motivação podem ser facilitadas objetivando alcançar a tão desejada qualificação educacional.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/330
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    @mire NV