dc.description.abstract | Objetivou-se nesse trabalho discutir sobre a inserção das Tecnologias da Informação
e Comunicação (TIC) no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da
aprendizagem dos alunos. Partiu-se de uma análise sobre a importância do uso das
mídias para o alcance do ensino aprendizagem escolar. Sabe-se que os meios de
informação e comunicação são entendidos como: a TV, o rádio, o jornal, a revista, o
computador e outros pelos quais são possíveis a emissão e a recepção de
mensagens. Esses objetos significam, portanto, os vários veículos que possibilitam à
escola, realizar um trabalho pedagógico significativo, principalmente nas dificuldades
de aprendizagem que muitos alunos vêm enfrentando ao longo dos anos. O estudo
foi realizado por meio da revisão da literatura e considerou a educação e sua
multidimensionalidade: as dimensões humana, social e política. Destacou-se que uma
escola de qualidade é a que se compromete com a formação destas dimensões, que
envolve o desenvolvimento integral da personalidade e a satisfação de alunos e
famílias. Trata-se de um trabalho que pretende responder ao problema de pesquisa
apresentado: o que as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir
para uma escola de qualidade? Por meio de um referencial teórico que traz exposições
importantes sobre os recursos tecnológicos na educação, ressaltou-se o uso do
computador e da Internet, como um dos elementos indissociáveis à formulação de um
padrão de qualidade. Entendeu-se que as práticas concretas que cada escola, seja
ela pública ou privada, pode, de forma coerente, oferecer, independente das
condições em que se apresenta, um ensino de qualidade. Assim, para que a escola
do século XXI possa favorecer aos alunos compreenderem os conteúdos com
organização e motivação, é necessário refletir sobre os paradigmas da era da
informação, pois com esse advento, a organização e a motivação podem ser
facilitadas objetivando alcançar a tão desejada qualificação educacional. | pt_BR |