dc.description.abstract | Com o avanço das TICs no campo educacional a forma de ensinar e aprender uma
língua estrangeira tem sofrido modificações significativas no que se refere a maneira
que professores e alunos vêm interagindo com os recursos digitais, em especial a
Internet. Tomando como base tais apontamentos, este trabalho tem como objetivo
analisar como o uso das ferramentas digitais disponibilizadas na Internet podem
contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI),
tanto dos discentes, os quais compõem a geração Z (Kämpf,2011; Maurer, 2013),
quanto na prática docente daqueles que usufruem dos recursos ofertados pela
mesma. A pesquisa em questão trata-se de um estudo de caso onde foram coletados
dados por meio de questionários respondidos por alunos e professores de uma escola
de LI. A pesquisa classifica-se como sendo descritiva e de natureza qualitativa, após
a análise e discussão dos dados obtidos, concluiu-se que os jovens nativos digitais,
passam parte do seu dia conectados à Internet, onde acessam conteúdos em LI,
através de jogos, filmes, séries, músicas, comunicação com outras pessoas, entre
outros, e a partir daí discutiu-se os benefícios de tais conteúdos para o processo de
ensino dos participantes. Com base nas respostas obtidas pelos professores, notouse que esses utilizam as ferramentas disponibilizadas pela rede para a preparação e
também durante suas aulas. Posteriormente, alguns websites citados pelos
professores foram brevemente analisados. Por fim, os resultados desse estudo de
caso mostraram que discentes e docentes podem se beneficiar através de conteúdos
disponíveis na Internet no que se refere ao atual contexto de ensino-aprendizagem de
LI. | pt_BR |