ANÁLISE DAS EMENTAS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ÊNFASE EM MÍDIAS DIGITAIS E OUTRAS TECNOLOGIAS
Resumo
No Brasil, houve um aumento de profissionais da área contábil que desejam exercer o
magistério no ensino superior, além de crescer a preocupação de pesquisadores e de órgãos
governamentais sobre a qualidade do ensino, após alterações associadas ao crescimento da
tecnologia, competitividade do mercado e globalização da economia. Desse modo, avanços
tecnológicos e outras dinâmicas surgem como recursos para favorecer o processo de
aprendizagem. O uso das mídias e tecnologias digitais em sala de aula emergem como
metodologia ativa, em que o estudante passa a ser o protagonista de sua própria educação
Diante disso, os cursos de pós-graduação stricto sensu devem ser adequados a esta nova
realidade de modo a contribuir para a formação docente, a fim de preparar o indivíduo para
lidar com as diferentes situações com as quais ele poderá vir a enfrentar no exercício da
docência. À vista disso, pretende-se verificar os componentes pedagógicos que apresentem
tecnologias e mídias digitais nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis
no Brasil. A justificativa para a presente pesquisa refere-se à relevância de contribuir com a
formação docente na pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, visto que é um
curso que não tem tradição para o magistério. O resultado do estudo mostra que os programas
de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade, como formação inicial não consegue
preparar os pós-graduandos para utilizar as mídias e as tecnologias digitais na prática
pedagógica. Há o predomínio de disciplinas voltadas para o mercado de trabalho do
profissional contábil e para pesquisas da área de tecnologia de informação gerenciais.