dc.description.abstract | Vive-se atualmente a globalização de informações, visto que, inúmeros são os meios de
comunicação a que hoje a população tem acesso. Estar permanentemente conectado, no
cotidiano da sociedade, promove uma transformação constante. A educação e o ambiente
escolar também passam por este momento inovador. Pesquisa bibliográfica descritiva,
realizada na intenção de compreender a percepção dos docentes quanto à necessidade de se
trabalhar com recursos midiáticos em sala de aula e, identificar os obstáculos e desafios que
permeiam esta utilização, através de aplicação de questionário feita com dezoito professores
do ensino fundamental I de uma escola pública do município de Uberaba/Mg. Evidencia que
há uma conscientização da importância de utilização de recursos tendo em vista o processo de
ensino aprendizado dos discentes, aponta aqueles considerados mais relevantes, e os
obstáculos enfrentados ao se optar por metodologias que os incorpore. Os recursos
tecnológicos e midiáticos na sala de aula podem ser vantajosos, tendo em vista as inúmeras
possibilidades, sem deixar de considerar a necessidade de investimento em políticas públicas
que garantam acesso, manutenção, e melhor formação docente para esta finalidade. | pt_BR |