• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Mídias na Educação
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    RECURSOS DIDÁTICOS CONTRIBUINTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Final Sandra Beatriz.pdf (348.6Kb)
    Data
    2019-05-18
    Autor
    Alves, Sandra Beatriz Guimarães de Freitas Carvalho
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O estudo da Sociologia no Ensino Médio tem como objetivo fazer o aluno refletir sobre as mudanças nas condições sociais, econômicas e políticas. Trata-se de um conteúdo complexo nem sempre chamativo para o aluno. Por isso, é importante conhecer quais estratégias metodológicas podem facilitar e favorecer o aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar a compreensão dos alunos quanto à contribuição de diferentes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 50 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no município do interior de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário aos alunos com questões que abordaram dados sociodemográficos e acadêmicos e que identificaram a percepção dos alunos quanto ao uso de recursos didáticos contribuintes no processo ensino-aprendizagem, especialmente a rádio. Os dados foram analisados por programa estatístico e apresentados em distribuição de frequência. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Houve predomínio de alunos do sexo feminino, solteiros, regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio, com reprovações escolares prévias por presença, e que não desenvolvem atividades laborais remuneradas. Rádio, aula no quadro negro e no datashow, discussões de texto, serious game e revistas em quadrinhos foram os recursos de ensino citados pelos alunos que mais facilitam a aprendizagem. Os alunos identificaram a rádio como recurso didático contribuinte e facilitador no processo de ensino-aprendizagem.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/345
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV